Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013

Senso crítico para que?


Juro… certas pessoas não deveriam ter senso comum e senso crítico. Acho que Deus deveria organizar uma fila e ir falando, você terá apenas o senso comum, você meu caro, terá a honra de ter os dois (e deveria falar, “faça bom uso dele”). Senso comum meus amores, é nada mais nada menos que aquilo que aprendemos com nossos pais, o básico da vida, da sobrevivência… senso crítico é o senso comum somado a tudo o que você vai aprendendo ao longo de sua existência. E me pergunto… tanta gente com enormes desvaneios possuem o dom mais extraordinário que é a vida, e regridem, ou apenas optam por escolhas visivelmente erradas, devido a sua incapacidade de usar o senso crítico… não seria bom se certas pessoas nem pensar pudessem? Imagino que às vezes, não seria nada mal ter “pessoas robôs”, já que agem assim, poderiam ficar paradinhos ali, quietinhos, apenas com o essencial, com o que lhe é conveniente, o confortável, o trivial… poxa, tanta gente gostaria de aprimorar esse dom, e ele acaba em mãos erradas. Política, economia… nem tente discutir ou pedir opinião para pessoas básicas … você vai ouvir… “ah não acredito nisso”… “ sou descrente”… “esse País é uma merda”, expor ideias, ideais, partilhar conhecimentos, buscar evoluções, isso nem passa pela cabeça de alguns. Claro, que em certas mãos, nós mulheres adoramos o senso crítico… pois vivemos vendo como certos homens vivem fazendo escolhas vergonhosas e erradas... e damos aquela gargalhada enorme que não para, acompanhada daquele sorriso estonteante quando isso acontece, pois eles nunca se sobressaem, sempre decaem, sempre é algo pior, muito pior, que faz você fechar os olhos de tanta vergonha alheia,  querer ficar escondida de tanta vergonha que você passa a sentir por aquela pessoa, se você se sente assim,  imagina os outros, acredite, dizem palavras que nem tenho sequer coragem de repetir tamanha baixaria pela regressão deles, e ai você pensa… “obrigada meu Deus por me livrar disso” … o que é ótimo, isso apenas faz nós mulheres lindas, poderosas e com conteúdo nos sentirmos  cada vez mais seguras e extraordinárias, pois fica óbvio que o tempo não é para ser perdido com esse tipos, e que você minha cara,  hoje vê o que todos sempre falaram (até mesmo os “amigos” dele) … “você merece coisa melhor”…essa capacidade nas mãos de alguns homens…é deveras maravilhosa, nos faz sentir as mais belas e poderosas da face da Terra, o que de fato somos! Mas é uma pena que esteja muitas vezes em uso por pessoas erradas…tanta gente querendo evoluir com esse dom...que volto a me perguntar…algumas pessoas não deveriam ter apenas o senso comum? Já que buscam tão pouco…

(Renata Bottura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário